Ads 468x60px

Labels

03/10/2013

Parei de roer as unhas!!!

Minha unha roída. 
Pois é, esta postagem é um depoimento pessoal que pode ajudar algumas pessoas que querem para de roer suas unhas. A verdade é que eu nem lembro exatamente quando comecei a ter este hábito nojento. Mas lembro de momentos da minha vida em que tentei parar, e até cheguei a conseguir, por algum tempo. A coisa mais importante é identificar o gatilho que te faz roer às unhas, e ficar atento quando isso acontece. 

No meu caso o ócio manual, juntamente com os devaneios de minha mente, contribuiriam bastante para isso. Toda vez que parava na frente da tv, sem que estivesse desenvolvendo nenhuma outra atividade, e a cabecinha começava a viajar em pensamentos que circulavam também pelos problemas diários da vida. Era aí que as minhas unhas sofriam... Outra característica minha é a falta de costume de ter unhas... Por vezes eu as roía meramente por que a sensação de tê-las por cima dos meus dedos me irritava. Acredite se quiser. A mente inventa as desculpas mais fantásticas para justificar uma compulsão. Faça como eu. Identifique os gatilhos, e comece a trabalhar neles. 

No meu caso, passei a ocupar as mãos e a cabeça. O ócio não faz parte do meu dia, nem no momento de descanso. Procuro intercalar as atividades entre as tarefas do dia e os momentos de lazer, de modo que não sobre oportunidade para roer as unhas. Ficar parada em frente à tv, com o pensamento vago, não faz mais parte da minha rotina. Para tanto, tive que acertar meus horários, minha vida, e, principalmente, tomar consciência do meu problema com o TDA (leiam esta postagem). Minha mente divagante por vezes acaba por atrapalhar em muitos setores da minha vida, e estou combatendo estes demônios agora.



Depois de identificar os gatilhos, e ATIVAMENTE trabalhar para suprimi-los, você precisa encontrar uma motivação. Qualquer coisa que dá trabalho, e exige mais esforço mental do que o normal, precisa de uma motivação para que não haja desistências pelo caminho. No caso das unhas, sempre adorei aquelas mãos femininas com esmaltes vermelhos... Acho lindo uma mão bem feita, com unhas  vermelhas. E não dá para ter isso, com os dedos todos comidos. Comprei lixas de unha, loção de tratamento e um esmalte rosa antigo, para começar. E minha motivação passou a ser essa. Cuidar das unhas até que elas alcancem um bom tamanho para serem lixadas naquele formato quadradinho (que eu acho lindo), para que eu possa usar meu esmalte novo. Não é vermelho, ainda. Mas eu vou chegar lá. Tenha uma motivação você também, e tenha algo concreto que você possa pegar, ou ver, que te lembre todos os dias do objetivo a ser alcançado. 

Eu diria que o terceiro passo é não se martirizar pelo passado. Você roía unhas. Mas agora, está disposta a parar. Ótimo. Vire esta página. O processo tem que ser animado. Roer unhas é um hábito dos ansiosos e compulsivos. E estas são características que são facilmente deflagradas por sentimentos de derrota. Se você se mantém cobrando demais, e se martiriza por coisas passadas, e erros cometidos, a infelicidade é um esporte, e roer unhas se torna uma maneira de praticá-lo. Então, perdoe-se, neste caso, por ter deixado suas unhas em estado tão deplorável, e regozije-se do fato de que estes dias ficaram no passado. Compre um esmalte e comece a sonhar desde já com uma mão bem feita. Esta sensação de felicidade antecipada te ajudará a ser mais feliz, menos estressada, com menos vontade de torturar suas unhas. 

O mesmo dedo da primeira foto,
hoje.
Não roo as minhas unhas há um mês. Tive que cortá-las e lixa-las algumas vezes, por conta das pontas que acabavam me arranhando, ou pela consistência fina e quebradiça delas. As pontas estão gradualmente sendo arredondadas, e a consistência vai melhorar, pois estou tratando delas. Prometo fazer uma postagem sobre os produtos usados em breve. Quero ter certeza que eles funcionam bem. 

Enquanto isso, deixo vocês com este testemunho, esperando que minha história possa ajudar algumas de vocês. 







Beijos da JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz com sua visita. Fique à vontade e expresse suas opiniões. Elas serão bem vindas. Por favor tente não ofender ninguém em suas linhas, para que eu não tenha que apagar seu texto.