Ads 468x60px

Labels

06/06/2016

Minha coleção de brincos - Florzinhas da Avon!

Olá, bonitas e bonitos. Tudo belezinha com vocês? Eu espero que sim... Aqui tudo belezinha, dentro do que é possível em 2016, com a crise... hehe E espero mesmo que estejam todos se segurando, e fazendo o possível pra superar essa fase. Mais uma em nossa história, não é?

Bom, como todos que me acompanham aqui já devem imaginar, eu tenho uma coleção de acessórios. Não tenho muitas jóias de fato. Por que há algum tempo decidi que para uso no dia-a-dia os acessórios em bijuteria são mais versáteis e não oneram meu bolso. E, acabam virando uma grande opção de presente para meus amigos em datas comemorativas. Sou uma pessoa bastante inclusiva, e gosto mesmo da energia colocada no presente, mais do que do valor monetário dele. Então, acabo ganhando muitos mimos lindos de meus amigos queridos, e eles acabam fazendo história em minha vida. Sim, por que sou dessas, que dá valor sentimental pras coisas... A parte boa é que me presentear, por menor que seja a ocasião e o objeto em si, é sempre um momento mágico... Hahaha A parte ruim é que a eu tenho sempre que me policiar, pois tenho tendência a guardar coisa demais, e acabar acumulando.


Parte da minha atividade policiadora é fazer aquela checagem, de tempos em tempos, em minhas coisas. Ver o que estou usando com mais frequência, ver o que, a longo prazo, de fato, fez sucesso, e o que não... E ir me desfazendo do que não serve mais. Quando as coisas a serem eliminadas estão ainda em boas condições de uso - às vezes foi o caso de uma compra por impulso, ou numa época diferente da atual, em termos de gosto e moda -, eu destino ao bazar da LARES, escola sem fins lucrativos que atende à crianças e alguns adultos com limitações cognitivas graves. Boa parte do sustento dessa escola vem do bazar que eles mantém lá. Então, se podemos contribuir de alguma forma, o fazemos. Quem frequenta a escola, as famílias que lá são atendidas, pagam pelo atendimento de acordo com suas possibilidades. Algumas não pagam nada. E as crianças passam o dia tendo aulas de reabilitação, e sendo cuidadas pelos profissionais que lá atendem.

Mas, existem aquelas peças que foram presentes de pessoas muito queridas, e vieram carregadas de um significado, de uma energia, que quero manter na minha vida. Aí, acabo dando uma repaginada na peça, quando não a estou usando mais. Remodelo, quando dá, para poder voltar a usar o mimo. Por que também não me agrada a ideia de energia parada, simplesmente depositada dentro do armário. 

Nossa, falei demais... Desculpem, vamos ao assunto da postagem. O par de brincos de florzinha. Quem está familiarizado com o catálogo de compras da Avon - Moda & Casa - já deve conhecer este par de brincos. Durante anos ele foi vendido, especialmente em datas comemorativas, num conjunto com um colar que tem um pingente semelhante aos brincos - é a coisa mais linda! Eu gosto de flores. Acho que quem me acompanha aqui já pôde perceber. Mas não gosto de tirá-las da natureza e colocá-las dentro da minha casa. Prefiro representações delas em meus acessórios. Sabendo disso, uma querida amiga minha, num dos meus aniversários, comprou este conjuntinho. Ela é revendedora Avon, e achou a minha cara, quando o viu na revista. E eu também o amei. Usei bastante, tanto os brincos, quanto o colar. Mas, com o tempo, os brincos foram ficando meio de lado, por que acabava preferindo peças maiores, mais extravagantes, que conseguissem se sobressair aos meus cabelos. Tenho muito volume nas madeixas, e se os brincos são pequenos ou tímidos, eles não são vistos por debaixo delas. E isso foi me irritando, especialmente nas fotos, em datas comemorativas. Aí, os brincos foram ficando tempo demais no armário. E, segundo minha regra, algo tinha que ser feito em relação a isso.

Há umas duas semanas resolvi dar aquela revisada boa na coleção de brincos, por que vinha percebendo que sempre recorria aos mesmos cinco ou seis pares para tudo. Ou seja, os outros 20 estavam sem uso. Separei o que eu não ia querer mais, e os que ia tentar repaginar. E comecei a trabalhar nas ideias. Qual o critério? O brinco tem que ser do meu gosto pessoal, ao final, do tipo que eu vá de fato querer usar. Tem que usar, na remodelagem, materiais baratos e de fácil aquisição. Têm que ser à prova do dia-a-dia - significando que têm que resistir inteiros e no lugar às atividades diárias -; e tem que ao menos proporcionar uma boa visibilidade dos mesmos entre os meus cabelos.

Dito isso, olhei o que tinha em meu ateliê improvisado, e esperei as ideias aparecerem. E não tardou. Estou numa fase de argolas, e imaginei que talvez elas fossem uma boa solução. Então, pensei num jogo de cores que ornasse com a flor do brinco. Era uma ideia simples, de fácil execução, que poderia ficar bacana. Fiz três peças diferentes. Numa coloquei três argolas em tamanhos e cores diferentes. Noutra, as mesmas cores usadas antes, e o mesmo conceito de tamanhos, num formato de gota. Por fim, peguei só uma volta de pérolas sintéticas, na mesma cor do miolo da flor, da ideia da gota e também testei. Das três, a melhor foi a gota única, devo confessar. Fiz tanto ela quanto todos as outras em fio de nylon, e os pendurei em uma argolinha de metal, que ia na tarraxa do brinco. Mas, em usando, para ver como ficava com o cabelo, o rosto, achei uma criação meio pobre, devo confessar, e com alguns problemas de formato. A composição, com o balançar dos ventos e os movimentos do corpo, acabava saindo da posição e não ficava tão bela. Precisava de algo que ficava bacana em qualquer posição que assumisse, e não era esta ainda, a ideia ganhadora.

Aí, pensei em ser mais ousada,e criar algo um pouco mais festivo, puxando um pouco mais para a ideia de 'junkie jewelry' que eu tanto gosto. A argola de pérolas voltou ao protagonismo, agora ornada com pingentes em forma de folha, miçangas verdes penduradas, e florzinhas de metal acopladas. A parte de trás, que vai na tarraxa, leva a argolinha de metal, mas fiz de uma forma diferente, para que isso não interferisse demais com o balanço da argola, e nem com todo o design que eu estava imaginando. A argola de metal é passada por dentro de uma das pérolas, que também serve de casa para o fio de nylon que leva todo o conjunto. O resultado alcançado me agradou, pois, ao colocar tudo junto, a impressão que temos é que a flor do brinco está colada nas pérolas. Testei o conjunto em duas ocasiões. Ele balança, sai de sua posição inicial. Mas não deixa de aparecer entre os cabelos e, por ter penduricalhos e flores em sua extensão, em posições diferentes, o balanço não deixa o composto menos interessante.

Eu já estava satisfeita, e ia seguir adiante com outras criações, outros projetos. Mas fiquei imaginando: e se eu quiser um dia um par de brincos mais sóbrios, usando essas flores, mas que ainda assim dê uma sensação de movimento por entre os cabelos? Aí, voltei para as miçangas e para as pérolas para fazer três pingentes verticais, usando uma base de pino de metal em cada, para pendurar nas tarraxas. Ideia mais simples e sóbria que essa, neste caso, não dá. O resultado ficou muito bonito no espelho. Os pingentes balançam e aparecem. Na foto, o cabelo parece ganhar a briga em algumas ocasiões. Mas, acho que esse modelo ficaria bem adequado para os dias em que quero colocar uma cor no look, sem parecer que estou servindo de vitrine para nada.

Por fim, os últimos dois modelos criados foram os que me agradaram, e os que pretendo manter para uso junto ao par de brincos de florzinhas.

Esta postagem não pretende vender nada. A não ser que você tenha os pares de brincos iguais, e queira dar uma turbinada neles também. Neste caso, peço que entre em contato comigo pelo e-mail. Posso sim também te ajudar com suas peças antigas, se assim o quiser. Mande-me um e-mail, e vamos conversar. Posso ver se consigo te ajudar a dar forma a alguma ideia sua, com aquele seu mimo do qual você ainda não está pronta para se desfazer. Esta postagem é para isso: ajudar-te a dar asas as ideias, e perceber que tudo pode, se assim você quiser. Para mais fotos, com mais detalhamento deste projeto, peço que olhem nosso álbum. É público, então, mesmo que você não tenha perfil no Facebook, poderá olhá-lo.



JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz com sua visita. Fique à vontade e expresse suas opiniões. Elas serão bem vindas. Por favor tente não ofender ninguém em suas linhas, para que eu não tenha que apagar seu texto.