Ads 468x60px

Labels

22/08/2013

Perfumaria de bairro ambulante?!? De jeito nenhum!

Foto do blog ZakZuk.
Bom gente, chegou o momento cultura geral para usufruto na vida diária. Hehe. Depois de pensar sobre o assunto das combinações de hidratantes cheirosos com perfumes igualmente amados, resolvi que era hora de explicar um pouquinho como funciona a classificação de fragrâncias em perfumaria. O conhecimento básico nesta área ajuda a não cometer alguns erros bem fedidos no nosso dia-a-dia. Você percebe a diferença entre a classe e a breguice, também pela mistura de cheiros usada por uma pessoa. E espero aqui, nesta postagem, ensinar um pouco da arte de ser elegante, mais do que brega, aos meus amigos e amigas.

Aprendi um pouco sobre este universo há uns 10 anos atrás, quando fui consultora da contém 1g. Isto antes deles terem esta marca marca forte de hoje. Na época, eles eram uma empresa de contratipos, apenas. E capacitavam suas consultoras com um curso básido de perfumaria e vendas. Para o nosso texto, como nem sempre sei me explicar da melhor maneira, fiz uma rápida pesquisa na internet, e acabei encontrando em um blog explicações bem dadas, que vinham de encontro com o conhecimento que eu já tinha, e ainda acrescentava alguma coisa a mais. Vou copiar descaradamente trechos do texto que li aqui, então, convém, se você quiser a informação completa, olhar o blog, que tem três postagem bem detalhadas sobre este assunto, e está muito bem organizado.


Vamos às explicações? "Um perfume aplicado pela manhã não é o mesmo depois de horas e isso não tem a ver com a qualidade dele. Esta é uma mudança natural e depende da evaporação e varia de acordo com os ingredientes utilizados. Perfumes com notas mais densas, duram mais. Os mais voláteis, que evaporam mais rapidamente como a lavanda, são mais leves. Os amadeirados como âmbar e musk ficam mais tempo na pele. A quantidade de essência utilizada na formulação, que varia de 3% a 35%, e as notas de fundo utilizadas, é que determinam a duração do perfume na pele."


Chamamos o conjunto de fragrâncias combinadas para a composição do perfume de 'blend'. Dentro deste espectro há sempre três notas (fragrâncias). A esse conjunto damos o nome de pirâmide olfativa. "No topo da pirâmide, estão as notas de saída também conhecidas como notas de cabeça. São aquelas que sentimos logo que passamos o perfume e duram no máximo dez minutos compondo entre 10% e20% da fórmula. As mais comuns são cítricas, herbais e frescas como laranja, manjericão,bergamota, alecrim, capim-limão e lavanda.

As notas de coração ou notas de corpo são as do meio da pirâmide olfativa. Representam 40% da composição aromática e duram até quatro horas. Essas notas são consideradas a alma do perfume e as mais típicas são flores, folhas e especiarias como lírio, violeta, muguet, maracujá, framboesa,canela, noz-moscada e pimenta-rosa.


As notas de fundo demoram mais para evaporar e, dependendo do ingrediente usado pode levar de seis a oito horas. Elas são as últimas a serem sentidas e permanecem mais tempo na pele. Aqui são usadas notas de madeiras, musks e ambarados como sândalo, cedro, vetiver, patchuli, musk,âmbar e vanila.



Os perfumes são classificados pela quantidade de essência em sua composição, e pela qualidade das fragrâncias utilizadas em cada blend. "Um Parfum (extrato de perfume) é a forma mais concentrada, indo de 20% a 40% de compostos aromáticos (essência). Devem ser usados em quantidades mínimas; Eau de parfum (deo perfume) tem de 12% a 18% de essência. Também usado em pequenas porções atrás das orelhas e nos pulsos. Aliás, você sabe o por quê de passar perfumes nesta região? São locais onde haverá maior proximidade ao cumprimentar outra pessoa, como o aperto de mãos ou o beijo no rosto; Eau de toilette leva de 8% a 14% de compostos aromáticos na sua fórmula. Já podem ser usados em maiores proporções, geralmente após o banho; Eau de cologne (deo colônia) tem 3% a 7% de essência, já considerada uma baixa concentração. São usados em abundância; E, finalmente os Splash perfumes têm de 1% a 2% de compostos aromáticos. Devem ser usados em abundância.


E como escolher o perfume certo para você? Bem, para tanto é preciso saber quais as fragrâncias existentes no mercado, e ao que elas se assemelham.


"As Cítricos Florais têm matérias-primas extraídas de cascas de frutas. Também podem ser chamadas de frutados. Aqui vemos essências de lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras; as Florais Aldeídos são extraídas de flores naturais ou desenvolvidas sinteticamente em laboratórios. As notas são delicadas, sutis e discretas; as Fougère usam matérias-primas leves e frescas, extraídas geralmente de madeiras. Por esse motivo são conhecidas como essências amadeiradas. A elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São bastante utilizadas em perfumes masculinos; as Chipre Florais são fabricadas com matérias-primas obtidas a partir de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados; as Orientais Florais têm na sua mistura tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. São perfumes sofisticados, marcantes, misteriosos e super sensuais; as fragrâncias classificadas como Couros Secos recebem este nome por serem extremamente secas, com características dominantes. São extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc; as Aldeídos Florais geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Têm certo frescor inicial característico e picante; e,  finalmente os perfumes Aromáticos Secos e Frutados são a mistura de secos e frutados como o próprio nome diz, criando uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.



Bom, os gostos variam, mas normalmente representam um estado de espírito. O melhor mesmo é cheirar os perfumes, ver o que lhe agrada, experimentar na pele, e deixar passar o tempo da primeira nota, para ver se a segunda nota lhe apetece (por que é ela que vai exalar por mais tempo), e passar a comprar outras composições da mesma família. Mas, um pequeno guia é sempre útil para os 'sem-noção', ou para que você presenteie alguém... Vamos a ele...


Humor
Perfume
Romance, delicadeza e feminilidade.
Acordes florais com rosas, jasmim, lírio-do-vale, violeta, entre outras flores.
Elegância e discreta sedução.
Acordes amadeiradas com sândalo, cedro, patchuli que são quentes, secos e vibrantes.
Sensualidade pura.
Musk, acordes orientais como a baunilha e madeiras, notas de gourmand (dão água na boca), chocolate e praliné (um tipo de amêndoa doce torrada).
Frescor, energia e disposição.
Acordes cítricos de frutas como bergamota, limão, laranja, grapefruit e mandarina e combinados com flor de laranjeira.
Vitalidade, espontaneidade e modernidade.
Acordes cítricos ou frutais como melão, pêssego e maçã.
Leveza e sensação de banho tomado.
Notas aquáticas, marinhas e acordes ozônicos.
Frescor e suavidade.
Acordes de sálvia, alecrim, tomilho e menta.
Sofisticação e mistério.
Chipre com bergamota, rosa, patchuli e musgo de carvalho.

Bom... E como é que toda essa informação vai te ajudar a não parecer uma perfumaria de bairro ambulante, ao usar o seu perfume favorito por cima daquele sabonete legal da Natura, e/ou o hidratante?!? Você pode comprar todos os produtos da mesma linha, quando há esta oferta. Mas nem sempre isso acontece, ou você quer sim usar aquele perfume bacana que você já tem, com um hidratante que acabou de comprar. 

O importante é que o grupo olfativo ao qual pertençam todos os produtos, seja o mesmo. Na prática seria mais ou menos assim: você tem um hidratante de Jasmim. Esta é uma nota leve, fresca, e um pouco adocicada. O perfume a ser usado tem que ter as mesmas características, e ter nas segunda e terceira notas, principalmente, tal qualidade. Ou seja, para o Hidratante de Jasmim da linha Tododia de Natura, uma boa dica seria a Deo Colônia Campo de Violetas, da linha Águas de Natura. Suas notas são, da primeira para a terceira: Floral, Atraente e Jasmim. 

Outro exemplo? Que tal falarmos um pouco da Linha Sou de Sabonetes e Hidratantes, também de Natura? Um homem que use o sabonete líquido Frescor (notas frescas, suaves), poderia muito bem combiná-lo com a Deo Colônia Mate Verde, que tem notas (1º para 3º) de ervas, refrescante e mate verde. Você é um homem que gosta dos perfumes amadeirados? Aqueles com fragrâncias mais marcantes? Escolha o sabonete cremosidade, que tem fragrância mais sofisticada. Preste atenção na composição de seus produtos com cheiros, e procure combiná-los desta forma. Assim você ficará cheiroso, agradável e bem cuidado o dia todo. 







JulyN

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz com sua visita. Fique à vontade e expresse suas opiniões. Elas serão bem vindas. Por favor tente não ofender ninguém em suas linhas, para que eu não tenha que apagar seu texto.